domingo, 2 de janeiro de 2011

Musicas dos Protestantes ... É bom escutarmos?

Pergunta:
É desaconselhável um catolico escutar musicas dos protestantes? Eu gosto muito de alguns cantores evangelicos e creio que não tem nada de mau porque falam do mesmo Deus e escutar significa praticar o ecumenismo que o Papa nos convida a fazer. Além de se sentir bem, as vezes mais que com os louvores catolicos.




Resposta:


Vamos por partes, uma vez que não é simples e nem facil afirmar que é algo bom o que um catolico sinta escutando cantos protestantes sem nenhum critério a seguir.
Em primeiro lugar baseando no catolico comúm, que normalmente é a maioria e ou que estão em algum movimento mas sem nenhuma formação solida da fé e doutrina, NÃE É NADA RECOMENDAVEL AS MUSICAS PROTESTANTES.


Algumas razões para entender melhor são as seguintes:


1- Qualquer tipo de canção ou canto que leve "letra" sempré terá em seu corpo algum vestigio ou rastro do autor que a compôs. No caso das musicas protestantes é igual.


Não se pode separar a "teologia" ou crença doutrinaria dos irmão separados da letra de seus cantos. Se pensarmos assim seria muita ingenuidade. Em muitas ocasiões o catolico que canta estas musicas adquire"frases" e "idéias" no puro estilo protestante. Um exemplo é escutar repetidamente de alguns leigos catolicos "o sangue de Jesus nos cobre", que é exatamente o que dizia Martinho Lutero, enquanto que nós cremos que não somente nos cobre como algo externo mais que nos transforma interiormente e nos santifica.


Estas e outras frases como "só Jesus salva", "somos salvos somente pela fé", "sou salvo", " religião não salva ninguém" são absorvidas por se ter contato com cantos protestantes, rádio protestantes, pregações protestantes, programas de TV, etc...


Isso implica na lenta e gradativa "perda da identidade do católico". A realidade nos ensina que muitas vezes foi desta mandeira que iniciaram e acabaram em seitas pois se cria um ambiente de admiração, aonde a base da fé é sentir-se bem emocionalmente. E também existe alguns compositores que acabaram sendo influênciados por tais musicas protestantes. Há algum tempo, algo similar foi dito pelo Padre Zezinho que é um dos grandes compositores da musica catolica e dizia que era necessário que se cuidasse mais sobre este aspecto e se revisasse as musicas que foram composta sem alguma acessoria.


2- Desafortunadamente existem catolicos "comprometidos" com a Igreja que usam a idéia de que "não tem nada de mau" para defender a "apreciação" destes tipos de canções".


Esta forma de pensar tem critérios errôneos pois coloca de lado o critério objetivo e se baseia unicamente no " gostar " ou "sentimentos", como se o que importasse é a beleza somente. É a mesma coisa que um catolico que escuta as pregações protestantes porque "gosta" e são bonitos. Estas atitudes nada tem a ver com o autentico ecumenismo senão um tipo de ecumenismo ingênuo, sincretismo, onde se coloca de lado as orientações do Magistério da Igreja para aplicar se aplicar este pensamento ecumenico. Para se entender é preciso ler as Enciclicas "Unitatis Redintegratio", "Ut unum Sint" e o diretório sobre ecumenismo para não se confundir ecumenismo com aceitação dos cantos protestantes. E por estas razões é que existe confusão até mesmo entre as pessoas que estão em serviço dentro da Igreja Catolica.


3- Quando um católico comprometido com a Igreja escuta continuadamente as musicas protestantes o que está fazendo indiretamente é divulgar as ideias e as divisões.


O que se poderia responder a alguém que ao escutar a musica lhe perguntar aonde pode adquirir um CD igual? Por acaso vai responder: procure um livraria protestante, la tem muitos cantos lindos? Em verdade isso é uma falta de coerência entre os que se prega e o que crê.


4- Uma outra observação é que quem aceita escutar os cantos protestantes também acaba por aceitar as pregações e literaturas protestantes, pois a musica é somente um meio de transmitir, como a linguagem oral e também escrita.


O resultado é um relativismo eclesial aonde ser catolico é usar "uma camiseta" e muda-la quando já não gostar mais dela.


5- São Paulo disse: I Corintios 6:12 "Tudo me é permitido, mais nem tudo me convem."


Este é o caminho a seguir para a pessoa comprometida com o Senhor Jesus Cristo. Há coisas que ainda que não são más, disse o apostolo, ainda assim, não as faria. A razão é que com o tal de ganhar gente para Jesus pode se deixar de fazer.


6- De fato um dos ganchos que usam as seitas é precisamente o canto para atrair as pessoas. É como o "quesito" rato e ratoeira.


Normalmente se observar que em "seitas"novas, o primeiro investimento é no "som" e "instrumentos" para a musica. Um exemplo de como a musica é usada para atrair pessoas é o cantor protestante Marcos Witt, que passe em congresso de todas as seitas evangelicas, até as mais anticatolicas e antiecumenicas.


O Catolico desinformado que vai para ve-lo, para escutar e se sentir bem com as canções termina engrossando as filas de mais uma seita religiosa.


7- Fonovisa, meio de comunicação espanhol: Musica cristã ou musica protestante?


De fato o "trunfo" tem funcionado muito bem e conseguindo enganar a alguns meios de comunicação, incluindo a Fonovisa, Univision, Telemundo ... que afirmam promover a musica cristã quando na realidade se trata de musica protestante.


Também falam que tal artista é cristão quando na realidade se trata de um protestante. Tem alguns que inclusive, como boas seitas que são, afirmam que eles são cristão e que os catolicos não são. O que esquecem ou não sabem, o que é pior, é que nenhuma igreja protestante existia antes de 1517.


Tanta ignorancia que existe em alguns meios de comunicação que há pouco sairam em uma premiação como melhor musica cristã e se tratava na realidade de puro protestante. Enquanto o catolico não pronunciar, falar e escrever para esclarecer estas coisas, a confusão só esta aumentando. Os catolicos que trabalham em meios de comunicação deveriam falar e esclarecer a manipulação e expropriação da palavra "cristão" que as seitas estão fazendo.


Ja faz algum tempo que esta empresa fonovisa é uma das encarregadas das vendas dos Estados Unidos é precisamente uma protestante interessada em promover artistas protestantes e não se importa em absoluto em promover autores e artistas catolicos. protestantes disfarçados e infiltrados dizendo que promovem a "musica cristã". Espero que com este artigo , os catolicos possam ter entendido e não mais se deixarem enganar tão ingenuamente.


Porque escutar coisas diferentes da nossa fé tendo nossos tesouros espirituais em canções tão boas e lindas na Igreja Catolica? (Martín Valverde; Silvia Mertins; Jorge Gomez; Sandy Calderas; Pe. Zezinho; Pe. Cesareo Gabaraín. Pe. Emilio e muitos mais.


Musicos brasileiros: Mensagem Brasil, Vida Reluz, Laercio Oliveira, Flavinho, Walmir Alencar, Eliana Ribeiro, Dunga, Dom, Banda Louvor e Gloria, Bom Pastor, Pe. Jonas, Pe. Zeca, Pe. Fabio de Melo, Pe. Marcelo, Anjos de Resgate, Nelsinho Correia, Haguideni, Shalom, Recado, etc.


Porque em em vez disso, não investimos tempo e dinheiro em louvores e pregações catolicas para nos aprofundar na fé e espiritualidade catolica?


Não seria melhor e mais aconselhavel cantar a fé que recebemos de Nosso Senhor por meio da Igreja que Ele mesmo deixou?


Que Deus te abençõe!

Fonte: Catolico: Defiende tu Fé
Autor: Martin Zavala
Tradução: Rogério SacroSancttus

sábado, 1 de janeiro de 2011

Video Caseiro da Abertura do Natal da Comunidade


Envie seu video para: riqueac@gmail.com
Teremos grande alegria em posta-lo em nosso blog.

Video Jesus é o Senhor

http://vobr.webtvcn.com/2009/julho/showeterna.mp3

Mortificação: o fôlego espiritual do músico

Para viver a sua consagração, você precisa abolir o fumo, o álcool, a droga. O fumo faz mal para sua voz. O álcool também faz mal para sua voz, mas faz maior dano para a sua pureza e para a sua sexualidade. De aperitivo em aperitivo, de cervejinha em cervejinha, você acaba indo longe e cai. No ministério de música não se deve fumar nem se deve beber.

Mas isso é radicalismo? Você pode perguntar: “Quem mal existe em fumar e em beber?” De quem você está a serviço: da vida ou da morte? O fumo traz vida? Não, o fumo traz morte! Ele acaba com o alimento da sua vida, que é o oxigênio para os seus pulmões. Não condeno os que fumam. Mas quero tirar o fumo da boca dos que fumam. Você pode entregar o seu cigarro para Deus hoje. E nunca mais fumar. É importante que no ministério inteiro todos tomem essa decisão.

Um membro da nossa comunidade é irmão de um rapaz que jogou vôlei e foi da Seleção Paulista. Certa vez, o time estava saindo de viagem, quando o técnico aproximou-se desse rapaz, colocou a mão no bolso da camisa dele, e arrancou o maço de cigarro, jogou no chão, pisou em cima e disse: “Ou você joga fora essa droga e não a põe nunca mais na boca ou você não joga no meu time!”. O técnico tinha razão. Num jogo de vôlei é preciso ter fôlego e por isso não se pode fumar. Da mesma forma, um músico de Deus precisa ter fôlego e fôlego espiritual! “Ou você joga fora essa porcaria, essa droga, ou você não toca nem canta na minha banda. Decida-se!” Com o álcool é a mesma coisa. Quem teve um pai ou mãe alcoólatra sabe o que é isso... E muito músico foi vítima da bebida. Se você não teve esse problema na sua casa, graças a Deus, mas já viu em outras famílias o que é alguém que bebe. A bebida é morte. Satanás usa do álcool para matar pessoas. Matar famílias. Matar vidas. Matar amor.

Você queria ser concebido pela embriaguez do seu pai? Queria ser fruto de um relacionamento em que seu pai, bêbado, teve sua mãe de maneira forçada e brutal? Claro que não! O álcool leva à degradação, à morte, à morte do amor. Por que, em seu ministério de música, você precisa beber? Há tanto suco, refrigerante e tanta água neste mundo de Deus! Você não precisa do álcool!

Por que estou dizendo isso? Porque se outros conjuntos e bandas estão a serviço de satanás, é preciso que você, de um ministério a serviço de Jesus Cristo, se mortifique e faça um jejum voluntário. O nosso ministério de música faz jejum voluntário de cigarro, de álcool e de drogas, para que cada um seja realmente consagrado com força.

Se você não começar a fazer jejum dessas coisas mínimas, como cigarro e álcool, você não resistirá à tentação nenhuma: não viverá como consagrado nem conseguirá se afastar da tentação que atinge de cheio o músico de Deus. Não seja mais ingênuo, comece o seu jejum de álcool. Deixe, a partir de hoje, o cigarro e a bebida. Seja como João Batista! Você músico, que prepara o caminho do Senhor, tem de ser como João Batista. Do contrário, você é um ingênuo.

Você só quer sucesso? O seu sucesso vai derrubar você! Queira Deus que ele [sucesso] não derrube a sua banda, o seu conjunto, o seu ministério de música! Se você vê alguém que entra nessa, tire esse menino ou menina do grupo. Você não pode confiar em alguém que só quer sucesso: ele não aguenta nada.

Aquele treinador de vôlei arrancou o maço de cigarro daquele rapaz, jogou-o no chão, pisou em cima e disse: “Ou você joga fora essa droga e não a põe nunca mais na boca ou você não joga no meu time!”. Jesus tem o direito de fazer a mesma coisa. Você que está à frente do seu ministério de música tem o dever de fazer isso também: seja um treinador severo, como aquele treinador de vôlei.


Monsenhor Jonas
Fundador da Comunidade Canção Nova

Fonte: www.cancaonova.com

A postura do músico

Olá, irmãos! O que posso escrever nesta hora, depois de termos tocado num texto tão enriquecedor que foi o do nosso queridomonsenhor Jonas Abib. Mais do que ninguém, esse homem de Deus tem o ministério de música em sua alma. Não é à toa que o nome da nossa comunidade é Canção Nova. De fato, desde os anos 70, ele vem trabalhando uma musicalidade nova, guiada pelo Espírito, sendo um dos precursores da música católica no nosso país.

No entanto, gostaria de lhes falar, nesta semana, sobre a postura exterior do ministro de música. Isso mesmo! Postura exterior! Como assim? Explico. Sabemos que uma postura exterior implica uma vida interior equilibrada e cristã; em relação a esse assunto teríamos muitas linhas a escrever. Porém, quero ressaltar a importância de alguns detalhes que ficam à mostra.

O ministro de música está sempre à frente, é um dos que mais aparecem, portanto, o nosso testemunho deve ser de um cristão autêntico e radical.

Hoje, quero falar do nosso vestir, de nossas roupas. É inaceitável um ministro de música (e isso serve para todos os cristãos) que use roupas decotadas, blusas transparentes, apertadas (o que por sinal até para a respiração é ruim), minissaias, miniblusas, “minitudo”, roupas que chamam mais atenção que o próprio Senhor.

Os homens também precisam tomar cuidado com as camisetas muito justas: não é importante nessa hora mostrar os músculos, mas mostrar Jesus. Cuidado também com o tamanho das camisetas, faça o “teste do louvor” – erga o braço e verifique se não está mostrando a barriga. É importante também estar atento às calças, que não devem ser justas demais marcando o corpo.

No que diz respeito a esse assunto, temos de puxar mais a orelha das mulheres. Meninas, vocês sabem que a música diz muito da sensibilidade, portanto, sejam simples e santas sem deixar de ser lindas. Eu já vi muitas irmãs de caminhada usando blusas decotadas, miniblusas, vestidos de alcinha ou decotados, entre outras roupas que em vez de colaborarem com a mensagem da música cantada, atraíam o olhar dos homens para o pecado.

E esse assunto é tão sério que algumas paróquias estão até utilizando umas túnicas para o ministério de música, devido à falta de conscientização dos componentes.

Talvez você tenha pensado: “É isso que ele tem para partilhar conosco hoje?” É isso, sim, meus irmãos. Nesses anos de serviço a Deus fui aprendendo que a unção da canção cantada ou tocada depende de vários fatores; um deles é a postura do músico.

Portanto, cuidado com o interior, principalmente, mas zele também pelo seu exterior. Ajude a sua música a ser mais eficaz na evangelização.

Um grande abraço!

Emanuel Stênio
Missionário e músico da Canção Nova


Fonte: www.cancaonova.com